Saturday, August 17, 2013

Campeonato Mundial

Uma época quando os Mundiais eram realizados no Brazil. Lembra ?
Minha melhor lembrança foi ver meus ídolos competirem em um tatame no qual estávamos ali!!! Bem pertinho deles, os nossos heróis brasileiros do verdadeiro Jiu Jitsu. Guerreiros que lutavam contra tudo e contra todos. Contando centavos ou esbanjando patrocínios invejosos dos quais seguramente era motivo principal para suas vitórias uma vez que, patrocínio é uma segurança de treino tranquilo e nenhum problema a vir. Somente ir e vencer. Minhas experiências resumiram em trabalhar no evento a convite da organização e por uma vez na qual me classifiquei ( isso mesmo!!! Para competir o Mundial de Jiu Jitsu Brasileiro você não conquistando Campeonato Estadual; Campeonato Brasileiro, automaticamente você para competir no Mundial de Jiu Jitsu deveria fazer seletiva). 
Lembro que foi criada um Federação paralela ao do Rio de Janeiro para tentar classificar mais atletas, em vão. Mas a tentativa foi boa. Eu consegui um 3° lugar, mas não me classifiquei. 
Varias tentativas foram feitas para manter o Mundial de Jiu Jitsu no Brasil. Mas o custo e o crescimento do Jiu Jitsu Brasileiro nos Estados Unidos, realmente relevou o fato e a mudança foi necessária. É claro e evidente que perdemos os "medalhões" da principal competição do cenário do Jiu Jitsu, mas com a agenda deles em seminários e aulas, fica apertado para os mesmos se verem em uma competição de porte que une continentes.
Começou no Brasil tem que manter no Brasil. Dizem os saudosistas, claro que aliar o útil ao agradável, é uma receita maravilhosa!!! Imagina: ir ao Brasil com certeza uma vez por ano, competir, rever amigos e família e ainda ir a praia do Pepê!!! Isso não tem preço (só o da passagem, a não ser que você  tenha milhas no seu cartão, aí a viagem sai custo zero!!!). Ver quem você quer ver, ir nos lugares quando você era criança, levar seus alunos e amigos a esses lugares só cresce o respeito e confiança daqueles que te acolheram em suas casas ou em suas academias, em suas garagens ou em seus espaços disponíveis para você, com muita raça e garra para vencer. Pois então ? Nada mais justo do que você ter a oportunidade de viajar entender o verdadeiro glamour do Jiu Jitsu sem a prepotência ou o ditadorismo que o esporte tem tomado o rumo e nunca deixar se levar pelo o dinheiro, uma vez que o Grande Mestre uma vez falou: "Empregar o maior tempo no aperfeiçoamento de ti mesmo, e nenhum tempo em criticar os outros".